quarta-feira, 10 de março de 2010

Os Órfãos do Sudão

A guerra que matou mais de 2 milhões de sudaneses, e que na região de Darfur ainda continua fazendo vítimas, trouxe na sua esteira uma conseqüência nefasta: Milhões de órfãos.
Há quatro tipos de órfãos:
•Órfãos de pai
•Órfãos de mãe
•Órfãos de pai e mãe
•Órfãos à procura dos pais desaparecidos
Cálculos mais modestos indicam que já são 30% o número de crianças órfãs. No caso dos órfãos de pais desaparecidos é simples de entender. No fragor dos ataques inesperados, em meio às explosões, tiros, fogo e degolas, as aldeias ficavam num caos total, cada um tentando salvar sua vida e dos seus queridos. Milhares e milhares de crianças ficaram vagueando sozinhas em fuga desesperada, alguns para países vizinhos, outros para os desertos. Os que sobreviveram voltaram para as aldeias, magríssimos e doentes, à procura dos pais.



Muitos fugitivos e refugiados adultos estão voltando e encontrando seus filhos, assim, muitos destes meninos órfãos ficam na esperança de um dia ver surgir, na porta da família que os acolheu, o rosto familiar do papai ou da mamãe. Raramente isto tem acontecido.



Houve aldeias em que a barbárie dos ataques foram mais fortes, executando os adultos de forma sumária. Nestes locais, o número de crianças órfãs chega a mais de 50%. Como o país está sendo reconstruído, não foi possível conseguir dados oficiais, assim estas informações foram obtidas com líderes cristãos sudaneses.



O estado psíquico destas crianças é visível a olho nu. Alguns não sorriem mais, olham fixamente para as pessoas com uma tristeza muito forte. O que viram foi devastador: seus pais sendo mortos diante dos seus olhos infantis. E isto muitas vezes com profunda crueldade. Outras vezes acordaram com explosões dos morteiros e granadas que destruíam tudo a sua volta.



A MCM junto com as igrejas filiadas mantêm 03 casas onde abriga 150 órfãos dando a eles cuidado integral em moradia, alimentação, saúde, educação e principalmente levando-as a conhecer o amor de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails